Casar é um sonho diferente!

22/03/2019

Tenho passado um bom tempo em redes sociais, vendo os desejos e vontades da noivas, interagindo com pessoas do país inteiro, comentando, dialogando, trazendo dicas e ideias conforme os pedidos. E claro que atrás de novos clientes, porque afinal de contas aqui temos uma empresa e vivemos dela, né?

Uma das dúvidas mais recorrentes é por onde começar a organizar o casamento e isso me leva a pensar que não adianta tentar responder, por ser bem difícil. Na verdade, pode-se começar a organizar um casamento de várias maneiras, sendo primordial que você estabeleça um orçamento máximo a investir e uma lista de convidados, isso se falando de um casamento tradicional, mas...

... temos que ter em mente que são muitas as variações dos casamentos hoje em dia. Temos o tradicional, composto de cerimônia-festa (pode ser a cerimônia na igreja e a festa no salão, pode ser a cerimônia e a festa no mesmo lugar), para diversas pessoas, normalmente em torno de 100 a 200 convidados. Temos os mini-weddings, para cerca de 50-60 convidados. Temos aqueles que optam por apenas se casar no civil e realizar uma sessão de fotos em seguida ou ainda os que escolheram uma modalidade chamada elopement wedding, que é um espécie de casamento em fuga (vamos falar mais sobre esta modalidade linda futuramente).

Enfim, fazer um casamento envolve muitas decisões e um orçamento que nem sempre é o suficiente para realizar todos os sonhos do casal.

De minha parte, acredito que um casamento se realiza com 04 itens básicos e todo o restante é adaptável ou dispensável.

O primeiro item para um casamento ser celebrado é óbvio. Precisamos de um casal apaixonado que tenha tomado a decisão de livre e espontânea vontade em passar a conviver sob o mesmo teto e formar a sua família. Não precisamos nem nos alongar a este respeito, pois sem um dos dois (noiva ou noivo), não temos um casamento.

O segundo item é bastante pessoal e subjetivo, mas totalmente necessário. Um belo par de alianças (de ouro, de tungstênio, de moeda antiga, tanto faz, é a decisão do casal)! Este item, quando posto na mão esquerda de alguém é provavelmente o maior símbolo de união de um casal, sua representatividade é imensa e não pode faltar de jeito nenhum.

O terceiro item é uma celebração. Mas, por favor, não entendam celebração como uma festa, mas sim como uma cerimônia que declare o casamento. E aqui a coisa começa a tomar uma forma mais complexa.

O quarto item desta lista é uma lembrança! Mas tem que ser uma lembrança eterna, bem preparada, que represente a história do casal, contando-a a todos que a virem. Então, a melhor lembrança e que atende a todos estes requisitos, é uma boa fotografia.

No post anterior falamos sobre escolher o melhor fotógrafo de casamentos e o que precisa ser analisado para isto. E agora dizemos que a fotografia é a lembrança que não pode faltar no seu casamento.

Enfim, todo o restante é adaptável ou dispensável.

"Mas, peraí!? Um casamento é só isso? E aquelas festas de três dias? E a decoração? E o meu vestido? E a banda?"

Sim, você pode se espantar e me questionar tudo isso, mas antes que aconteça, vamos explicar porque é adaptável ou dispensável.

E daí nós temos que falar sobre o sonho! E quando falamos sobre um sonho, estamos tratando de algo muito íntimo e desejado por aquela pessoa, ou, no caso, por aquele casal.

É muito específico o que as pessoas desejam! Algumas querem se casar na praia, outras na chácara. Outras tantas não abrem mão de fazer a celebração dentro da igreja. Estão vendo como é adaptável?

Certas pessoas querem uma festa imensa, para centenas de convidados, e outras preferem uma recepção mais intimista. Algumas até preferem se casar somente na presença do fotógrafo, do celebrante e eles mesmos...

Adaptável, né? E a decoração do ambiente? É conforme o gosto pessoal de quem está se casando! E o buffet? Pode ser churrasco, pode ser um coquetel. Pode ser pizza ou pode ser um tradicionalíssimo buffet contratado de sua cidade, premiado e reconhecido por todos os habitantes.

Carro da noiva? Adaptável ou dispensável! Vestido da noiva? Adaptável, conforme o estilo do casamento e, principalmente o gosto pessoal. Assessoria cerimonial? Adaptável!

Fato é que os quatro itens tem que estar presentes em qualquer casamento e não tem como mudar isto. O casal, as alianças, a cerimônia e a lembrança e todos os demais são adaptáveis.

E porque isso é tão bom? Pq ao estarmos em meio a uma tão gostosa diversidade de pessoas e gostos, desejos e sonhos, bolsos e bolsos, com toda essa capacidade de adaptação para um casamento ele é possível de caber em praticamente todo e qualquer orçamento disponível.

Aqui na JR Mayer Fotografia nós preparamos uma modalidade de celebrar o casamento que é uma experiência totalmente diferenciada e que, embora não envolva uma festança, vai ficar em suas memórias e no seu álbum de casamento para muitas e muitas gerações futuras!

Um grande abraço, até breve!