Como escolher o melhor fotógrafo para seu casamento

21/03/2019

Antes de começarmos a falar sobre como escolher o melhor fotógrafo para seu casamento, devemos pensar na relevância e prestígio da fotografia para um dia tão importante.

O casamento é uma das maiores celebrações da humanidade. Cada cultura com um ritual diferente, mas sempre de imensa importância. Cada religião com seus dogmas e sacramentos, mas também de relevância extrema.

As pessoas também sabem dar o devido valor a celebração do casamento e costumam comemorar com uma grande festa, uma viagem de lua de mel. Convidam as pessoas que mais amam para estar próximas e selecionam seus padrinhos a dedo para que participem ativamente da vida daquela família que está se formando.

É lindo, é maravilhoso e merece a melhor de todas as lembranças: uma excelente fotografia.

Claro que vamos falar sobre a questão do preço de um bom fotógrafo e o fato de que encontraremos profissionais dos mais variados orçamentos em nossa sociedade. Mas isto fica para um post futuro, pois o objetivo hoje é de mostrar como encontrar um profissional de valor.

Voltando ao assunto, independente da nacionalidade, cultura, cor da pele, religião ou qualquer outro motivo ou característica, um casamento se realiza basicamente com um casal muito apaixonado e que se ama demais, um bom par de alianças para simbolizar aquela união, uma cerimônia e uma belíssima lembrança.

A presença do casal é óbvia, o par de alianças deve se fazer presente por aquilo que ele simboliza. A cerimônia seguirá o rito que o casal preferir (o que também será assunto de outro post) e a melhor lembrança se materializa numa boa fotografia, realizada por um profissional competente e que se importa realmente com seu trabalho.

Vejam, não estamos falando aqui de preços, de orçamentos, mas apenas do valor desta lembrança. E daí vem a pergunta: quanto vale a maior lembrança de um dos melhores dias de nossas vidas? Não tem preço, né?

Por isto que a busca pelo profissional certo é quase tão importante quanto o próprio casamento. Pois a partir das fotografias é que vamos rememorar e contar esta tão bela história de amor para as gerações futuras.

E uma fotografia bem realizada ficará realmente por várias e várias gerações. Afinal, quem nunca se pegou observando uma imagem antiga da cidade onde vive, ou aquela fotografia feita muito antes de termos nascido, de nossa bisavó ou tataravó no jardim de casa e ficou imaginando como foi aquele tempo? E quando isto acontece, normalmente tem alguém por perto para contar uma história sobre aquela imagem, não é mesmo?

Assim, na hora de escolher o melhor fotógrafo para seu casamento, deixe um pouco de lado a questão do preço e decida esta parte depois. Um verdadeiro profissional também vai se interessar mais pela sua história, pelos seus desejos e sonhos, por entregar um trabalho bem realizado e muito menos pelo dinheiro que irá ganhar com o fechamento do seu contrato. Esta é a primeira dica!

Mas, para ser mais práticos, devo dizer que uma das primeiras coisas que um fotógrafo fará é te oferecer uma reunião presencial. "Venha tomar um café com a gente e vamos conversar" é uma frase muito importante quando falamos de fotografia de casamento. Através desta frase vocês começam a sentir que o fotógrafo está realmente interessado em te atender bem e criar um vínculo com vocês...

Sim, porque demonstra que o atendimento será de qualidade desde o início. E também que o profissional está interessado em saber dos seus desejos, anseios, história para que ele possa criar a continuidade desta história através de suas lentes e câmeras.

Demonstra profissionalismo o fotógrafo que te convida rapidamente para uma reunião e esta é a segunda dica: agendem e compareçam! Pelo menos um café irão tomar!

Mas não se assustem. Há bons profissionais que resolvem tudo numa boa conversa por telefone, via Whatsapp ou outros meios de comunicação. Assim, se vocês estiverem longe ou sem condições de comparecer a reunião, um bom fotógrafo irá conversar pelos meios que forem possíveis.

E fará muitas perguntas! Muitas mesmo... talvez ele comece te perguntando sobre a data, local e número de convidados (resposta que vocês já estarão cansados de dar). Talvez ele pergunte a sua religião assim, logo de cara. E não se preocupem! Há religiões em que devemos tomar cuidado durante a fotografia, para não cometer nenhum tipo de gafe ou atrapalhar o ritual. Este é o motivo da pergunta.

Então, a terceira dica é: se o fotógrafo começar a te questionar demais, entenda como um bom sinal! Ele está preocupado em saber de vocês, da sua história, das suas vidas e de detalhes que irão ajudá-lo a preparar sua equipe de trabalho e contar sua história na forma de suas fotografias.

Em seguida, temos que considerar que se a sua história é importante para o fotógrafo, ele lhe ofereceu uma reunião, conversou bastante com vocês, também não se importará com perguntas e estará pronto para respondê-las.

Logo, a quarta dica é: questionem! Perguntem tudo o que quiserem saber. Sobre a forma de trabalhar do fotógrafo, o seu estilo, como será a entrega das fotos, o equipamento, os locais onde podem realizar o ensaio. Tudo isto ele saberá dizer e nem sequer se importará quando perguntarem sobre a qualidade do seu trabalho.

Sim, um bom fotógrafo tem orgulho do seu trabalho e irá mostrar para vocês tudo o que ele puder. Desde suas fotografias, os modelos de álbuns com que trabalha, depoimentos de clientes passados, locais com segurança para fotografar, o que nos leva a quinta dica: um bom fotógrafo se importa com sua segurança!

Se vocês escolherem um local inseguro para realizar as fotografias, ele irá lhes informar. E mais do que a segurança pessoal dos seus clientes e de si mesmos, ele também terá equipamentos de backup. Haverá câmeras adicionais, lentes extras, flashes, pilhas, cartões de memória, armazenamento em locais variados das suas imagens.

Tudo para te dar a devida segurança de que suas fotos acontecerão e estarão bem cuidadas!

De sua parte, pesquisar em sites de reclamações, observar os comentários em redes sociais, pedir informações e referências sobre o profissional pode ajudar na decisão! Mas ao observar tudo o que dissemos aqui, podem acreditar que estão diante de um bom fotógrafo, que se importa com seus clientes e que quer oferecer o melhor dele para vocês.

Depois a gente pensa no orçamento... num próximo post...